Endodontia
Endodontia
A endodontia é a especialidade que vem para preservar o dente por maior tempo possivel na cavidade bucal de forma saudável e segura.
Diferente do que muitos pensam, o tratamento endodôntico não é somente “tirar” o nervo do dente, e sim um processo cuidadoso e complexo de promover a desinfecção- ampla redução de carga bacteriana nos sistemas de canais, a adequada modelagem destes e impedir a contaminação dos canais em casos de polpa viva, para concluir o tratamento com a obturação correta, levando a resolução de quadros de inflamação pulpar ou periapical.
Agende sua Consulta
Temos diferentes tipos de doenças da polpa:
Cada dente possui complexa anatomia, mas mesmo tendo amplo conhecimento de cada uma, o endodontista se depara com variações anatômicas como atresias e calcificações que acometem os sistemas de canais que tornam o processo do tratamento mais complexo e trabalhoso.
Atualmente, graças às tecnologias disponíveis,temos equipamentos para tornar esse processo mais assertivo e tranquilo; como o motor endodôntico, localizador apical, ultrassom, lasers de baixa potência (vermelho e infravermelho) e por último, de extrema importância o microscópio. Todos esses equipamentos reunidos permitem que possamos tratar casos de extrema complexidade com sucesso, em menor tempo, segurança e conforto para o paciente.
Em ressalva a endodontia com microscopia permite tratarmos de perfurações, localização de canais que estão calcificados/atrésicos, remoção de instrumentos que fraturaram durante a modelagem dos canais, ou seja, nos traz maior precisão durante o tratamento.
Vale lembrar da importância da devida descontaminação dos canais, os bactérias que estão presentes principalmente em casos de polpa em necrose, são normalmente bactérias anaeróbias e gram negativas, ou seja, bactérias de ampla resistência, que enquanto não combatidas podem entrar em contato com a corrente sanguínea, estas numa queda do sistema imunológico do hospedeiro, podem causar quadros de endocardite bacteriana e angina de ludwing como exemplo.
Por isso, o tratamento endodôntico, ou de canal como é mais conhecido, é de extrema importância para a sua saúde bucal e geral, o ideal é sempre fazer check-up para não esperar para tratar somente quando estiver doendo.
“Mas Dra, canal só precisa tratar quando da cárie e doi?” Não, temos de fazer o tratamento muitas vezes por conta de traumas que acometem os dentes, como: quedas, batidas, fraturas e trincas. Logo a importância das consultas de rotina para diagnósticos como estes. Por fim: O tratamento de canal é essencial não somente para preservar o dente, mas para manter sua saúde geral sem problemas mais graves.
Para tirar suas dúvidas clique aqui e fale com nossa equipe.
Conheça nossos tratamentos:
Invisalign
Lentes de Contato Dental
Prótese Protocolo
Harmonização Orofacial
Implantes Dentários
Siga nossas redes sociais: