Endodontia

Endodontia -Dentista - Parada Inglesa - SP
Endodontia - Tratamento de Canal - Parada Inglesa - SP

Endodontia

A endodontia é a especialidade que vem para preservar o dente por maior tempo possivel na cavidade bucal de forma saudável e segura.

Diferente do que muitos pensam, o tratamento endodôntico não é somente “tirar” o nervo do dente, e sim um processo cuidadoso e complexo de promover a desinfecção- ampla redução de carga bacteriana nos sistemas de canais, a adequada modelagem destes e impedir a contaminação dos canais em casos de polpa viva, para concluir o tratamento com a obturação correta, levando a resolução de quadros de inflamação pulpar ou periapical.

Temos diferentes tipos de doenças da polpa:

Temos as pulpites que se referem a inflamação aguda do tecido pulpar e são doenças de polpa viva. As periodontites apicais, abscessos crônicos por exemplo, são consideradas doenças da polpa em necrose, ou seja, morta. Para cada diagnóstico devemos planejar um tipo de abordagem e tratamento específico, isso será de grande importância para alcançar o sucesso do tratamento endodôntico e assim seguir para o processo de reabilitação.

Cada dente possui complexa anatomia, mas mesmo tendo amplo conhecimento de cada uma, o  endodontista se depara com variações anatômicas como atresias e calcificações que acometem os sistemas de canais que tornam o processo do tratamento mais complexo e trabalhoso.

Atualmente, graças às tecnologias disponíveis,temos equipamentos para tornar esse processo mais assertivo e tranquilo; como o motor endodôntico, localizador apical, ultrassom, lasers de baixa potência (vermelho e infravermelho) e por último, de extrema importância o microscópio. Todos esses equipamentos reunidos permitem que possamos tratar casos de extrema complexidade com sucesso, em menor tempo, segurança e conforto para o paciente.

Em ressalva a endodontia com microscopia permite tratarmos de perfurações, localização de canais que estão calcificados/atrésicos, remoção de instrumentos que fraturaram durante a modelagem dos canais, ou seja, nos traz maior precisão durante o tratamento.

Vale lembrar da importância da devida descontaminação dos canais, os bactérias que estão presentes principalmente em casos de polpa em necrose, são normalmente bactérias anaeróbias e gram negativas, ou seja, bactérias de ampla resistência, que enquanto não combatidas podem entrar em contato com a corrente sanguínea, estas numa queda do sistema imunológico do hospedeiro, podem causar quadros de endocardite bacteriana e angina de ludwing como exemplo.

Por isso, o tratamento endodôntico, ou de canal como é mais conhecido, é de extrema importância para a sua saúde bucal e geral, o ideal é sempre fazer check-up para não esperar para tratar somente quando estiver doendo.

“Mas Dra, canal só precisa tratar quando da cárie e doi?” Não, temos de fazer o tratamento muitas vezes por conta de traumas que acometem os dentes, como: quedas, batidas, fraturas e trincas. Logo a importância das consultas de rotina para diagnósticos como estes. Por fim: O tratamento de canal é essencial não somente para preservar o dente, mas para manter sua saúde geral sem problemas mais graves.

Para tirar suas dúvidas clique aqui e fale com nossa equipe.

Conheça nossos tratamentos:

Invisalign
Lentes de Contato Dental
Prótese Protocolo
Harmonização Orofacial
Implantes Dentários

Siga nossas redes sociais: